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BLOG DO MARCOS GROSS


 

COMO SE DESTACAR NA COMUNICAÇÃO

A propaganda sempre foi mestre na arte de produzir mensagens criativas que seduzem os consumidores. Para vender produtos ou serviços, a publicidade nunca abriu mãos de recursos estratégicos para “prender o foco” de espectadores ávidos por compras, informações e novidades.

Sabemos que os publicitários – mesmo intuitivamente – utilizam técnicas consagradas que ajudam as mensagens terem impacto junto ao público final. Segundo os manuais de propaganda, precisamos primeiro “chamar a atenção” das pessoas, depois “despertar seu interesse”, para finalmente motivá-las a agir. Nesse artigo quero compartilhar com o leitor algumas dessas táticas de comunicação que podem ser úteis no dia a dia pessoal e profissional:

CRIE MENSAGENS QUE CHAMEM A ATENÇÃO

Não passe despercebido. Use textos, fotos, símbolos, cores, formas e imagens que despertem a atenção do receptor. Produza algo inédito que quebre o padrão e a rotina. Acostumados a receber as mesmas mensagens no cotidiano, os seres humanos se entediam e ficam condicionados aos mesmos estímulos. Inove e surpreenda seu interlocutor com um elemento novo!

DESPERTE O INTERESSE DE SEU PÚBLICO-ALVO

Identifique o perfil do seu receptor, estude o máximo que puder as suas características psicológicas, sócio-econômicas e culturais. Analise quais são suas necessidades e desejos. Pergunte que temas provocariam a curiosidade desse tipo de público. Lembre-se que cada receptor representa um segmento  com suas particularidades. A sociedade é formada por nichos que têm gostos/valores/crenças específicos. Foque a tribo com quem está comunicando e alinhe sua mensagem.

MOTIVE SEU RECEPTOR

Estimule o destinatário da mensagem. Ofereça algo que lhe traga satisfação ou que possa resolver um problema que o aflige. Após depertar o interesse de alguém, é hora de seduzir, persuadir, convencer as pessoas a mudar, agir ou reagir a sua proposta. Coloque-se no lugar no receptor, pense como ele e entenda que motivos o fariam mudar suas atitudes.

AÇÃO!

Depois de chamar a atenção, despertar o interesse e motivar, chegou a hora de “colher os frutos” do seu investimento em comunicação. Em propaganda, ação significa conquistar o cliente a comprar determinado produto; para a comunicação como um todo, é importante promover uma mudança significativa de comportamento no destinatário que o faça refletir e repensar seus valores, transformando hábitos, crenças e, principalmente, atitudes. Fim da mensagem.     

  

Marcos Gross Scharf

Diretor da McGross – treinamento e consultoria

Mestre e especialista em Gestão de comunicação


www.mcgross.com.br



Escrito por Marcos Gross às 18h37
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