Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 36 a 45 anos



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis


 
 
BLOG DO MARCOS GROSS


 

PROJETOS MOTIVAM PESSOAS

Muitas organizações hoje se veem diante de um grande desafio. Como mobilizar  funcionários desanimados e desmotivados? Como reter talentos e manter os colaboradores focados no serviço durante uma jornada de trabalho tediosa e pouco estimulante para o funcionário?

 De tempos em tempos, as empresas organizam megaconvenções onde animadores empolgados procuram incentivar os funcionários com as mais diversas técnicas de comunicação. O comando corporativo empreende esforços para estimular a equipe por meio de palavras de ordem, vídeos e vivências em resorts afastados do estresse do dia a dia.

Nesse tipo de evento é comum o alto comando empreender esforços para “energizar” as equipes. Gritos de guerra e frases de efeito como “somos os melhores”, “somos os campeões”, “hip hip hurra” etc. dominam esses encontros. Chegam ao ponto até de imitar grupos militares de maneira caricatural e grotesca.

Não quero ser pessimista nem negativo, mas esse tipo estratégia comunicacional não funciona e não motiva ninguém por muito tempo. Um dia após a convenção, a melancolia e o desânimo voltam à rotina corporativa.

O incentivo não funciona porque não leva em conta os aspectos interiores de cada ser humano. Herzberg diz que as razões que mais mobilizam as pessoas – de maneira mais profunda – são estimuladas por fatores “internos” como crenças, valores, sonhos e, principalmente: projetos.

Segundo o dicionário Houaiss, a palavra projeto vem do latim projectus, ação de lançar para frente, extensão, plano, ideia, intenção de fazer algo no futuro.

Os projetos são a alavanca mais poderosa que mobiliza as coisas, pois  transportam as pessoas para um mundo onde suas idealizações e fantasias têm a possibiidade de se concretizar.

Ultimamente, as empresas têm ignorado os projetos dos seus colaboradores, sem perceber o poder que eles possuem para inspirar e motivar os indivíduos diante das situações mais desafiadoras do trabalho.

Graças aos projetos, as coisas podem se materializar na empresa e na vida das pessoas.

Existem projetos coletivos; ideias grandiosas que foram propostas por Jesus, Moisés, Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. Existem outros, individuais, como a casa própria, o sítio, o “carrão”, os estudos do filho, a viagem especial e o casamento.

Projetos são energizadores mais potentes e produtivos que os gritos dos gestores.

As organizações precisam aprender que os projeto são o único antídoto contra os aborrecimentos do dia a dia como o trânsito, os clientes furiosos e a competição acirrada de concorrentes.

Quando os projetos estão em dia, as coisas se realizam nas empresas. Acorde para os projetos e sonhe com os “pés nos chão”. Fim da mensagem.

Marcos Gross Scharf

Diretor da McGross – treinamento e consultoria

Doutorando, Mestre e especialista em Gestão de comunicação

www.mcgross.com.br



Escrito por Marcos Gross às 18h20
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]